Artesanato em sua essência

O trabalho do artesão



Artesanato nada mais é do que um trabalho manual ou a produção de um artesão. Mais nem sempre é tão simples como imaginamos. É um trabalho que não é muito valorizado, infelizmente, devido ao valor e a mão-de- obra, as pessoas acham que por ser feito a mão deveria ser um trabalho com um custo barato.


Normalmente o artesão trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz, mais a maior parte de seus trabalhos são feitos sozinho.



Na verdade, a rentabilidade de um produto elaborado artesanalmente é escassa, já que seu preço costuma ser elevado em comparação a um produto equivalente fabricado de modo industrial, embora o produto artesanal não tenha concorrência com produtos de fabricação industriais.

Os produtos artesanais possuem uma grande característica e é bem valorizado no setor dos consumidores, por produtos exclusivos, fabricados com qualidade, dedicação e muitas vezes superior aos produtos artesanais. Por ser um produto feito em particular ele não é confeccionado em séries e isso faz com ele seja diferenciado, com sinônimo de algo bem feito.

Seu valor se torna mais evidente, pois ao adquirir um objeto artesanal sabemos aproximadamente o que há por detrás dele (a técnica utilizada, o tempo empregado e o esforço do artesão). Não sabemos destas informações quando compramos. Não sabemos destes detalhes tão importantes e muitas vezes desconhecidos.

Na verdade, o valor sentimental de algo artesanal é normalmente exclusivo, uma vez que possui um componente humano diferenciado em relação aos que são feitos de formas industriais.

Os trabalhos artesanais estão desaparecendo. É um processo inevitável, o artesanato não é competitivo, mas que emotivamente é considerado um legado importante que está sendo perdido.


As matérias -primas são naturais, exigindo maior cuidado, trabalho e muitas vezes todo o esforço não é valorizado e nem apreciado como deveria.

O artesanato é reconhecido em áreas como a de bijuterias, bordados, cerâmica, vidro, gesso, mosaicos, pinturas, velas, sabonetes, saches, caixas variadas, reciclagem, patchwork, metais, brinquedos, arranjos, apliques, além de várias técnicas distintas utilizadas para a fabricação de peças. Em todas as regiões é possível encontrar artesanatos diversificados originados a partir da natureza típica do local e de técnicas específicas.


Assista o vídeo abaixo:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artesanato com palito de picolé

Aprenda a fazer uma linda tiara infantil em 2 minutos

História do Artesanato