Diferença entre arte e artesanato

Descubra agora a diferença entre arte e artesanato



Essa é uma dúvida que rodeia a cabeças das pessoas, e muita gente pensa que trata -se da mesma coisa.

Vamos lá esclarecer um pouco sobre suas diferenças.

A arte é dividida em diversas formas como: pintura, escultura, música, dança, teatro, cinema entre outras.

A arte está ligada a algum tipo de forma de expressão, sentimento, e normalmente não tem objetivos financeiros e nem função prática. Ela representa uma emoção do artista, uma forma de colocar para fora seus sentimentos, suas formas de agir, sentir ou até mesmo comportar – se. Nem sempre as artes são feitas para venda, há pessoas que fazem para si mesmo, pintam para presentear.



Já o artesanato, normalmente é feito com o intuito de ser vendido, e é acompanhado de algum tipo de técnica ou habilidade adquiridos ao longo de muita prática. A criação pode ser repetida, criando-se diversos objetos parecidos. Normalmente o artesanato tem função prática, ao contrário da arte.

Os produtos artesanais não se confundem, porque padronizada, cada peça feita à mão é única, não há outro igual, nem da mesma espécie, ainda que tenha sido elaborada no mesmo dia e pela mesma pessoa.

O estilo do artesão empresta originalidade a seus objetos, como que a marca pessoal, enquanto o padrão é a marca do grupo. Cada artesão escolhe um estilo, mas não deixa de ser influenciado pelo ambiente em que vive e pelos modos de vida própria da área cultural que pertence.

A forma de aprender o artesanato é adquirida de maneira prática e formal, ele se dá nas oficinas ou na vivencia do indivíduo com o meio artesanal onde o aprendiz maneja a matéria-prima e as ferramentas e imita os mais entendidos no ofício de sua preferência.

É comum o artesão servir-se de pequenas ferramentas, que na maior parte das vezes é desenvolvida por ele mesmo devido a necessidade de seu trabalho que o obriga a pensar e desenvolver. Emprega-se no artesanato o material disponível, gratuito ou de baixo preço. No artesanato indígena ou no folclórico esse material é normalmente extraído do local, mas não deixa de ser artesanato a produção de objetos com o aproveitamento de retalhos de papel, panos, fios de arame, de linha etc. A atividade artesanal está ligada aos recursos naturais, produtos que podem ser também reciclados ou até mesmo lixos que jogamos serve para criar no artesanato.


Não podemos falar em artesanato somente com o objetivo comercial, pois ele pode ser produzido para consumo próprio ou mesmo doação sem perder sua característica artesanal.



Assista o vídeo abaixo:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artesanato com palito de picolé

Aprenda a fazer uma linda tiara infantil em 2 minutos

História do Artesanato